sexta-feira, 8 de julho de 2011

NRE e Unioeste buscam parceiros para ativar usina de biodiesel

O Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), através do Centro de Ciência e Tecnologia (CCET), deram início ao projeto de funcionamento da Usina de Biodiesel, instalada na Instituição de Ensino Superior (IEL). Nesta segunda-feira (06/05), foi realizada a primeira reunião de trabalho com representantes da Universidade, do Núcleo, da Sanepar, Copel, Prefeitura e dos sindicatos de diferentes setores da área da alimentação. O Projeto consiste na coleta de resíduo de óleo de cozinha para transformá-lo em biodiesel, que poderá ser comercializado em todo o município.
De acordo com o Coordenador do Programa de Mestrado em Agronomia da Unioeste e idealizador do projeto, professor doutor Deonir Secco, os equipamentos já estão instalados e o próximo passo é iniciar o processo de coleta do resíduo de óleo de cozinha produzido nas residências, lanchonetes e restaurantes de Cascavel. “Buscamos parceiros para pôr em prática o projeto. Esta é uma iniciativa com grande benefício ao nosso meio ambiente, uma vez que aproveitamos 100% do resíduo de óleo coletado”, explica.
Secco afirma que a usina tem capacidade de produzir mil litros de biodiesel/dia, além de produzir sabão com a sobra de glicerina, utilizado na industrialização. “É um processo complexo, que envolve todos os setores, além de movimentar a academia em prol de uma iniciativa sócio ambiental”, diz.
Segundo o Chefe do NRE, professor Vander Piaia, é preciso o apoio de toda a comunidade, além dos empresários para viabilizar a coleta da matéria-prima. “Vamos mobilizar toda a Rede Estadual de Ensino em Cascavel, para incentivar os professores e estudantes na coleta do resíduo de óleo. Além disso, vamos buscar parceiros como a Itaipu Binacional que tem em seu programa incentivo a ações ambientais”, afirma Piaia, lembrando que o estudante deve receber um recipiente adequado para a coleta do óleo. “Precisamos criar toda a logística para essa coleta. Só o NRE atende a 44 Colégios, passando dos 45 mil jovens, fora professores e funcionários da Rede”, afirma ele. A próxima reunião será segunda-feira (11/07), às 14h, no bloco de sala de aulas da Unioeste, terceiro piso, sala do CCET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário